A presença norte-americana
na Base Aérea de Natal (BANT) foi um dos principais fatos históricos do Rio
Grande do Norte, porém, ao contrário do que muitas pessoas imaginam não foram
os americanos que criaram a instalação militar. A Fundação Rampa deu início a
uma pesquisa e catalogação dos primeiros prédios que deram início da BANT. Hoje, a base área fica bem mais
próxima da cidade de Parnamirim, contudo, na época esta cidade ainda não
existia, por isso, Natal deu nome a unidade militar brasileira.
Contudo, o nome Parnamirim sempre foi utilizado. O “campo de Parnamirim” ou
Parnamirim Field, como seria chamado pelos americanos, remonta à década de 20,
quando os franceses escolheram Natal como rota do correio aéreo em passagem
para Buenos Aires.
Em julho de 1927, chega a Natal o francês Paul Vachet para implantar um
aeródromo com intuito de atender as aeronaves da empresa aeropostal Latécoére,
encontrando tal espaço a 17 quilômetros ao sul da capital. Em meados de outubro
de 1927, chega ao campo de Parnamirim o primeiro vôo registrado, trazendo os
pilotos Costes e Lê Brix, franceses que participavam de um raid internacional
(quebra de recorde). Não eram da Latécoére, porém, seria a primeira vez que uma
aeronave faria a rota África-Natal, sem escalas. O tão sonhado plano francês de
unir Paris a Buenos Aires, por uma rota totalmente aérea, só ocorreria em 1930,
quando Jean Mermoz partiu do Senegal, pousando em Natal com mala postal
parisiense destinada a todos os locais da América do Sul. A linha opera até
1940, já denominada Air France, quando a França de rende aos alemães no período
da Segunda Guerra Mundial
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